Exames

Mamografia Digital

Você sabia que este exame, realizado pela equipe da Top Diagnóstico, é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama? Ele é muito recomendado e deve ser realizado após os 35 anos de idade por mulheres que possuem mães e avós com histórico de câncer de mama e por todas as mulheres com mais de 40 anos, anualmente, como exame de rotina. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Ele também acomete homens, mas é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma mais rápida, outros, não. A maioria tem bom prognóstico, quando diagnosticado precocemente.

Como é feito o exame?

A paciente é posicionada de frente para a máquina, sem a parte de cima da roupa, e a responsável técnica realiza o exame, que produzirá uma pressão na mama por alguns segundos. Como rotina, são realizadas duas imagens para cada mama, podendo haver necessidade de imagens adicionais.

Não existe nenhum preparo especial. Há indicação para a mulher não usar cremes ou talco nas mamas ou axilas no dia do exame para não interferir no resultado da mamografia. Recomenda-se fazer após a menstruação, que é quando as mamas se encontram menos sensíveis.