Blog

Vida saudável é a opção para prevenir doenças

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. O problema já é um alerta mundial e pede a conscientização para a mudança de estilo de vida. De acordo com especialistas, manter hábitos saudáveis é um “santo remédio” para diversas outras doenças, inclusive o câncer, diabetes e o acidente vascular encefálico (AVE). Mas você sabe o que fazer para manter a saúde em dia? 

A médica Roberta Belo, da TOP Diagnóstico, destaca algumas dicas para manter a saúde em dia: “Visitar o médico regularmente; ficar atento aos sinais do corpo, praticar exercícios físicos diariamente; evitar vícios como o fumo e o álcool, aumentar a ingesta de água, são atitudes que ajudam a prevenir o surgimento de inúmeras doenças e consequentemente aumentarão a qualidade de vida”, enfatizou. Segundo ela, o abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares são um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. O ideal é adotar a dieta preventiva feita à base de frutas, verduras, legumes e grãos com baixa quantidade de gorduras e calorias.

Médica Roberta Belo

 

Confira mais dicas:

- Consumo de oleaginosas - Castanhas-do-pará, de caju, nozes e amêndoas possuem baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias. Também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide.

- Reduzir a ingestão do sal - A retenção de líquidos provocada pelo consumo exagerado de sal sobrecarrega o coração, rins e vasos sanguíneos e também pode levar à hipertensão.

- Aumentar o consumo de água - A água mantém a pele hidratada, ajuda no controle de peso, pois reduz retenção líquida, estimula o bom funcionamento dos rins e intestino, contribuindo para eliminação de toxinas acumuladas no corpo, auxilia no sistema imunológico, regulação da temperatura corporal, entre outros.

- Praticar exercícios físicos regularmente - Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina, inclusive, de quem não precisa perder peso. Uma simples caminhada diária pode melhorar o humor e afastar doenças do coração.

-  Manter os ovos na dieta - Ele é rico em colina, nutriente que protege a memória e combate a fadiga. A gema ainda contém antioxidantes, como zinco, ferro, selênio e vitaminas A e E.

-  Uma taça de vinho, diário, pode.

- Evitar refrigerante - Os refrigerantes diet e light podem ter poucas calorias, mas são ricos em outras substâncias que também fazem mal ao organismo, como sódio, corantes e conservantes. Os adoçantes empregados na composição desses produtos - geralmente ciclamato, sacarina e aspartame - também não são os mais saudáveis.

- Dormir bem - Repor as energias do dia com um boa noite de sono é mais do que importante, pesquisas indicam ser um dos segredos para a longevidade. ?