Blog

Ultrassonografia: exame essencial na gravidez

Após a chegada do tão aguardado Beta HCG positivo, a mulher deve ficar atenta a todos os cuidados necessários para garantir uma gestação tranquila e o pleno desenvolvimento do bebê. Nesse período é muito importante fazer o acompanhamento pré-natal completo, o que inclui a realização de exames clínicos e laboratoriais, além da imprescindível Ultrassonografia.

Esse exame utiliza ondas sonoras para obtenção de cortes anatômicos e possibilita o monitoramento total da cavidade uterina, formação e crescimento fetal, rastreamento de anomalias cromossômicas, como o lábio leporino, alterações cardíacas, síndrome de Down e hidrocefalia.

A médica Roberta Belo, da TOP Diagnóstico, explica o procedimento e a importância de realizá-lo na gravidez “O ultrassom é um exame barato e que não provoca efeitos. O primeiro exame é indicado já nas primeiras semanas de gravidez e serve para que o médico saiba se a gravidez está no “lugar certo” (afastando o risco de gravidez ectópica), de quanto tempo é a gestação e o número de fetos.

Vale ressaltar que não existe uma quantidade limite de ultrassonografias que podem ser realizadas durante a gestação – é muito comum que as gestantes façam um exame novo a cada consulta.

Saiba quais são os tipos de ultrassonografias indicadas na gestação:

Transvaginal: o ultrassom transvaginal confirma a gravidez e verifica o local da implantação do embrião; além de medir com precisão o comprimento do colo uterino, importante para avaliar o risco de parto prematuro;

Morfológico: permite a análise da anatomia do bebê, com a identificação de malformações e o rastreio de síndromes cromossômicas;

Obstétrico comum: outros ultrassons realizados, são capazes de acompanhar a evolução do desenvolvimento do bebê e maturidade da placenta;

Ultrassom com Doppler: verifica o fluxo sanguíneo, sendo indicado para gestantes diabéticas, hipertensas ou com outras complicações fetais, e para avaliação de risco para parto prematuro.