Blog

Ressonância magnética ajuda na identificação precoce de aneurismas cerebrais

Considerada um dos exames por imagem mais precisos e eficazes na identificação de diversas doenças, a Ressonância Magnética também é uma importante aliada no diagnóstico de aneurismas cerebrais (dilatação anormal de artérias causada pelo enfraquecimento de sua parede).

A doença, que geralmente não apresenta sintomas expressivos, pode surgir em qualquer idade, mas a incidência maior ocorre na faixa etária de 45 a 50 anos. De acordo com especialistas, são considerados fatores de risco para o aparecimento de doença: hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, alto índice de colesterol ou predisposição genética/familiar.

Por ser uma doença com taxas elevadas de mortalidade e sequelas neurológicas permanentes, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento correto e eficaz.  “Quando se tem um diagnóstico em estágio inicial, conseguimos atuar diretamente no problema com a intenção de evitar possíveis complicações futuras, como rompimento e morte do paciente”, explicou Roberta Belo, médica da TOP Diagnóstico Boa Viagem.

Ainda de acordo com a médica, a doença pode ser detectada com facilidade durante um exame de ressonância magnética. “Esse tipo de exame consegue apresentar os vasos com precisão e alta definição, inclusive evidenciando aneurismas cerebrais ainda em estágio inicial”, destaca Roberta Belo.

A TOP Diagnóstico Boa Viagem oferece Ressonância Magnética e outros exames por imagem com a máxima qualidade, precisão e segurança. Mais informações: (81) 3316.5600.


Fonte: Rpress Comunicação