Blog

Osteopenia e Osteoporose são diagnosticadas pela Densitometria Óssea

A Osteopenia e Osteoporose são doenças que causam o enfraquecimento da estrutura óssea, tornando-a mais frágil e fina, favorecendo a incidência de fraturas, principalmente a partir dos 50 anos. O surgimento dessas patologias está diretamente ligado à perda de cálcio ou à falta de vitamina D no organismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as mulheres são as mais afetadas tendo uma proporção quatro vezes maior do que homens. Por serem assintomáticas, na maioria das vezes, o diagnóstico acontece em estágios avançados, geralmente, após a ocorrência de alguma fratura.

A densitometria óssea é o exame que apresenta com segurança o diagnóstico da Osteopenia e Osteoporose. Apesar de ainda não existir uma cura definitiva, os tratamentos utilizados são importantes aliados no retardamento de sua progressão e no controle das dores. “A densitometria é recomendada para pessoas com idade acima dos 50 anos, principalmente, que estejam na fase de início da menopausa e/ou andropausa. E, deve ser realizado a cada um ou dois anos, dependendo do controle da osteopenia/osteoporose determinado pelo médico. Porém intervalos mais curtos podem ocorrer em casos de rápida perda óssea, como em pessoas que utilizam medicamentos à base de corticoides” destacou o médico Nelson Mendonça, da TOP Diagnóstico.

Drº Nelson Mendonça

Nelson Mendonça alerta que, uma boa alimentação e a prática de exercícios podem ajudar na prevenção dessas patologias e várias outras, além de controlar o peso. “É preciso ingerir alimentos com fontes de vitamina D, pois o mineral precisa desse nutriente para ser absorvido pelo organismo e incorporado no tecido ósseo. Ovos, manteiga, iogurte, sardinha e atum em lata são fontes de vitamina D, sintetizada à exposição solar, “completou.

FICHA TÉCNICA – DENSITOMETRIA ÓSSEA

Duração: Tem duração média 5 minutos para coluna e fêmur e 10 minutos para corpo total.

Preparo: No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado. Joias como colares e pulseiras também devem ser evitados, bem como sutiãs com aros de ferro. É recomendado também que a pessoa não tome qualquer suplementação de cálcio no dia, pois a pílula pode aparecer no exame da coluna e interferir no resultado.

Como é feito: A densitometria óssea pode ser feita por um técnico em radiografia ou médico capacitado em densitometria óssea. No momento do exame, você será solicitado a trocar sua roupa por uma vestimenta do hospital, própria para fazer exames. O técnico irá pedir para você se deitar no aparelho, sobre uma mesa acolchoada, e irá posicionar suas pernas em um suporte de esponja, alinhando sua pelve e a coluna vertebral. O laser do aparelho passará em zigue-zague sobre os órgãos a serem analisados, irá digitalizar seus ossos e medir a quantidade de radiação que eles absorvem.

Contraindicações: Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez; pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário; pessoas que fizeram cirurgia ortopédica extensa ou prótese extensa na região avaliada e obesidade grave.