Blog

Exames por imagem

Utilizando diferentes métodos não-invasivos, como raios X, ondas sonoras ou campos magnéticos, os exames de imagem, aliados a tecnologia de ponta e segurança, reproduzem com precisão toda a anatomia do paciente, e em alguns casos, podem ser decisivos para o melhor tratamento a ser adotado. Cada exame possui uma finalidade diferente, e exige uma preparação específica. Veja abaixo quais as indicações.

Raio X

Comumente utilizado para a avaliação de fraturas ósseas, este exame também avalia tecidos pulmonares, dimensões cardíacas e outras estruturas do corpo. O Raio X Digital é superior ao convencional em relação à nitidez, ao contraste, aos detalhes e a diferenciação de densidades, além de ter menor exposição à radiação.

Ressonância magnética

Utilizando ondas de radiofrequência e um forte campo magnético, a ressonância examina os chamados tecidos moles do corpo, aqueles que contêm mais água, a fim de rastrear distúrbios por meio de uma varredura da anatomia das estruturas internas.  Alguns procedimentos de ressonância exigem a administração de contraste intravenoso para um diagnóstico mais preciso.

Ultrassom

É um exame que utiliza ondas de som de alta frequência para examinar órgãos e estruturas internas e superficiais. Utilizando um gerador de elétrons, o exame forma uma imagem em duas dimensões, uma mais clara e outra mais escura, para que o contraste entre elas identifique possíveis anomalias.

Mamografia

Este procedimento é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele utiliza raios X para radiografar de frente e de perfil toda a glândula mamária, a fim de identificar anomalias, tais como opacidades, microcalcificações e nódulos.

A TOP Diagnóstico Boa Viagem é referência em exames por imagem no Recife há 45 anos. Ligue e agende: (81) 3316.5800.