Blog

Colonoscopia: exame que diagnostica doenças do intestino e o câncer de cólon e reto

A Colonoscopia é o exame que analisa o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto, cólon e íleo terminal. O objetivo do procedimento é diagnosticar e tratar úlceras, divertículos e principalmente o câncer de cólon e reto, segundo tipo de câncer com maior incidência entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil.

O procedimento é semelhante à endoscopia, com a introdução do endoscópio no organismo, mostrando o trajeto percorrido através de imagens transmitidas em um monitor. Durante a inspeção, é inspecionada a superfície interna (mucosa) do intestino, identificando eventuais alterações, podendo ser obtidos fragmentos para biópsias e diagnósticos. Apesar de ser um exame invasivo, a colonoscopia é um procedimento extremamente seguro.

O exame dura, em média, de 20 a 30 minutos, e é realizado com o paciente sob sedação, para que não haja desconforto. O procedimento exige que o cólon do paciente esteja sem resíduos alimentares, portanto, nas 24 horas antecedentes ao exame o paciente deve seguir uma dieta líquido/pastosa e usar laxantes.

Para pacientes assintomáticos, a colonoscopia é indicada a partir dos 50 anos, porém caso haja antecedentes de câncer de cólon ou reto na família ou sintomas como alteração repentina de hábito intestinal, sangramento digestivo baixo, eliminação de muco nas fezes ou cólicas abdominais recorrentes, o exame também é indicado.

Está precisando fazer sua colonoscopia em Boa Viagem? Ligue e agende com a TOP Diagnóstico: (81) 3316.5600.