Blog

Câncer de mama: como se prevenir

O câncer se caracteriza por um rápido e desordenado crescimento de células que tem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas, formando nódulos e tumores, que podem ser benignos ou malignos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tipo mais comum nas mulheres é o câncer de mama, que afeta as glândulas, lóbulos e ductos mamários. É o câncer que mais leva mulheres brasileiras à morte. Entretanto, quando diagnosticado precocemente, através da mamografia, a chance de cura do câncer de mama é de até 95%. Durante o autoexame, é possível verificar sintomas como presença de caroço (nódulo) endurecido e indolor, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Cerca de quatro em cada cinco casos ocorre após os 50 anos. Fatores ambientais, como obesidade, sedentarismo e consumo de álcool e cigarro, também podem contribuir para o surgimento do câncer. Além disso, possuir histórico de câncer de mama na família também coloca a mulher em situação de risco da doença. Segundo o INCA, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando a mulher segue um estilo de vida saudável, praticando atividades físicas, se alimentando corretamente, amamentando e evitando álcool, drogas e o cigarro.

EXAME

A mamografia é o exame de imagem mais eficiente para um precoce e preciso diagnóstico de câncer de mama. O procedimento é recomendado em todas as mulheres acima de 40 anos e a partir de então, deve ser realizado como um exame de rotina, com frequência definida a critério clínico.

-

Cuide da sua saúde neste Outubro Rosa.

Faça o autoexame e marque sua mamografia na TOP Diagnóstico Boa Viagem. Ligue: (81) 3316.5600.